top of page

Planejamento Familiar.

Plena Monitora

Sobre o Programa.

Tem como objetivo assegurar aos beneficiários a informação de contracepções reversíveis e irreversíveis de forma eficaz, segura e saudável. 

O planejamento familiar realizado pelo setor é direcionado para homens e mulheres que almejam realizar esterilização com a finalidade de não ter filhos.

Segundo a legislação nacional (Lei nº 9.263/96), “entende-se que o planejamento familiar como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal”.  (7°. art. 226, parágrafo 2°).

Os atendimentos iniciais são realizados de forma online, o beneficiário participa de apenas  dois atendimentos, o online com a finalidade de tirar as dúvidas quanto a cirurgia, receber as documentações necessárias e encaminhamentos para a equipe multidisciplinar e um atendimento presencial para realizar a entrega das documentações necessárias para que seu procedimento cirúrgico de esterilização seja autorizado.

Plena Saúde - Planos de saúde que cabe no seu bolso!

O que é?

Planejamento familiar é um conjunto de ações que tem como finalidade contribuir para que a família se constitua no tempo adequado, permitindo às mulheres e aos homens escolher quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter, o espaçamento entre o nascimento dos filhos e o tipo de educação, conforto, qualidade de vida e condições sociais e culturais que seus filhos terão.

 

Além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou.

Em casos nos quais a família já está constituída e sem que haja desejo de mais filhos, desde que se enquadrando na legislação vigente, esposa ou marido são encaminhados para os procedimentos cirúrgicos de laqueadura ou vasectomia.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos.

No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007. Ela inclui oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.

Quando acontece?

Acontece todas as terças-feiras nos horários das 09 e 10 horas no Prédio Administrativo da Plena Saúde, todas com prévio agendamento via Recepção ou 3944-5412 / 3944-5419 / 3944-5437 (Setor Promoção à Saúde).

bottom of page