img

Sobre o Programa

O Programa de Planejamento Familiar (PLF), tem como objetivo assegurar aos beneficiários a informação e o acesso aos métodos de contracepção eficazes e seguros, que permitam uma relação segura e saudável, sem que necessariamente se parta para um procedimento cirúrgico de difícil ou até impossível reversão. A ampliação do acesso de mulheres e homens à informação e aos métodos contraceptivos é uma das ações do Plena Saúde imprescindíveis para garantir o exercício dos direitos reprodutivos dos nossos beneficiários.

Atualmente já foram realizadas mais de 24 palestras, destinados aos beneficiários com solicitação de laqueadura/vasectomia. As palestras são realizadas todas as quintas-feiras nos horários das 09 e 15 horas no Prédio Administrativo da Plena Saúde, todas com prévio agendamento via Recepção.

O que é?

Planejamento familiar é um conjunto de ações que tem como finalidade contribuir para que a família se constitua no tempo adequado, permitindo às mulheres e aos homens escolher quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter, o espaçamento entre o nascimento dos filhos e o tipo de educação, conforto, qualidade de vida e condições sociais e culturais que seus filhos terão.

Além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou.

Em casos nos quais a família já está constituída e sem que haja desejo de mais filhos, desde que se enquadrando na legislação vigente, esposa ou marido são encaminhados para os procedimentos cirúrgicos de laqueadura ou vasectomia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos.

No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007. Ela inclui oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.

img
img