img

Sobre o programa

O Programa Obesidade Mórbida (POM) da Plena Saúde tem como principal objetivo promover o emagrecimento saudável, progressivo e duradouro através de tratamento clínico, realizando acompanhamento nutricional e psicológico dos beneficiários em processo pré e/ou pós-operatório de cirurgia bariátrica, na falha deste, decorrido o prazo adequado (dois anos de tratamento ininterrupto), pode ser indicada a cirurgia bariátrica, seguindo os parâmetros clínicos definidos pelo Conselho Federal de Medicina, Agência Nacional de Saúde e Ministério da Saúde, o paciente obeso mórbido dará início ao acompanhamento de equipe multidisciplinar nos locais definidos pela Plena Saúde.

Sobre a obesidade

A Obesidade, doença universal de prevalência crescente epidêmica, revela-se como um dos principais problemas de saúde pública por acarretar inúmeras doenças crônicas e comorbidades e um aumento de 250% do risco de morte em relação a pacientes não obesos. As reuniões na Plena Saúde possibilita o entrosamento equipe/beneficiário, de maneira mais extrovertida, menos focada na patologia e mais direcionada à promoção da saúde. Para cada participante, essa reflexão provoca efeitos e mobiliza comportamentos mais saudáveis em relação à alimentação e em relação à dinâmica interpessoal, seja com a família, com a sociedade e/ou consigo próprio.

Atualmente temos mais de 40 beneficiários participantes no Grupo. Dispomos de reuniões periódicas todas as sextas- feiras. Realizamos reuniões com novos pacientes que querem aderir ao programa. Além das reuniões realizamos contato via telefone mensalmente, acompanhando se o benificiário compareceu a consulta com a equipe multiprofissional, se está com alguma dúvida ou dificuldade no tratamento.

img
img